20 de abril de 2011

O Oratório dos Meus Sonhos....

Neste final de semana fui convidada para um brunch de comemoração do casamento civil de um casal de amigos muito queridos que serei madrinha. O brunch foi na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano no bairro do Morumbi, em São Paulo. Morei por alguns anos bem pertinho de lá e passava de carro na frente quase todos os dias, mas confesso que nunca havia entrado para conhecer. Fiquei extremamente encantada com o lugar, a sensação era de que eu poderia estar em qualquer lugar do mundo, menos em pleno Morumbi em São Paulo. Como meu marido e eu fomos os primeiros a chegar para o brunch, resolvemos conhecer o museu que foi montado dentro da antiga residência da família Americano. Seu acervo possui além de objetos de arte pertencentes à família, peças das épocas "Brasil Colônia" e "Brasil Império". Logo no início já gostei de algumas imagens religiosas super antigas, como, por exemplo, uma imagem de Nossa Senhora de Montesserrate feita por Frei Agostinho de Jesus. Maaaas...... entrando na sala principal do museu, vi o Oratório Dom José I que, juro, perdi o ar de tão encantada que fiquei!!! É o maior Oratório que já vi na vida e ele é exposto em cima de um móvel tão antigo quanto ele, que fez seu charme se destacar mais ainda!! Fiquei babando... já imaginando que móvel vou "surrupiar" das minhas avós para fazer um parecido para minha casa. Já decidi que nele vai morar toda a minha coleção de imagens de Santo Antônio, que não é pequena!


Oratório Dom José I, Século XVIII, Rio de Janeiro, madeira entalhada e policromada, 186x110x40cm.
Acervo Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, São Paulo

Não resisti em dividi-lo aqui com vocês e também dar a dica de um lugar interessante em São Paulo que muitos não conhecem. Se você quiser comemorar algum evento especial com sua família ou amigos, programe um brunch na Casa de Chá da Fundação e aproveite para ver de perto o Oratório Dom José I. Garanto que vocês terão um dia extremamente agradável e, quem sabe, inesquecível!! O endereço é Avenida Morumbi, 4077.

:-) Eu quis muito fazer esse post mas a publicação dele só foi possível com a colaboração da Claudia Ferreira, Gerente Cultural da Fundação, que foi super atenciosa comigo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário