14 de abril de 2011

Amar é Cuidar

Bisquinha, fazendo o tipo "sou comportada"


Essa semana minha cachorrinha Biscate completará 11 aninhos de muitas travessuras. Quando minha mãe me disse que a adotou em um abrigo de cachorros abandonados em Campos do Jordão quase engoli ela viva, mas no primeiro segundo que coloquei meus olhos naquela mini-multi-vira-lata branca me apaixonei. Quem conhece a peça sabe que ela é uma pestinha, apronta o dia inteeeeiro, é extremamente metódica, uma chantagista de primeira linha e super-mega-hiper-ativa. Claro, nessas ela me leva no papo como ninguém... brinco que quando eu tiver filhos, eles serão extremamente calmos e obedientes, pois já cumpri minha cota de cuidar de travessuras por no mínimo 3 filhos malcriados!
Nesses 11 anos aprendi na marra que um cachorro não é brinquedo, é uma pessoinha que requer cuidados e atenção sempre, por mais independente que seja. A maioria das pessoas leva seus pets para serem atendidos em pet-shops próximos de suas casas e pela confiança adquirida com o tempo, acreditam que ninguém mais será apto a cuidar de seus cachorrinhos além deles. Mas é aí que mora o perigo. Com o tempo, problemas de saúde aparecem naturalmente, e a maior parte dos pet-shops não possui uma infra-estrutura à altura do que desejamos e que seja necessária para certos casos.
A Bibi foi castrada em um dos melhores e mais caros pet-shops de São Paulo, meses depois ela entrou no cio!! Tiveram que fazer uma re-castração e passar novamente por todo o incoveniente que uma cirurgia traz para o animal - e no meu caso pra mim também pois são 7 dias sem poder literalmente tirar os olhos de cima dela -
Depois que me casei, a Bibi veio morar comigo e pela distância do pet-shop que ela ía, me senti carente de algum que eu confiasse. Lendo um monte de matérias positivas sobre o Hospital Veteriário Sena Madureira, resolvi experimentar pois a Bibi estava com umas feridinhas na pele. Na consulta, a veterinária sentiu uma bolinha em uma das mamas e me pediu alguns exames. Tive um mega surto psicótico, tipo doutora como assim?! Entrei pra ver uma ferida de pele e saí com um tumor na mama?!?!?! Em casa, sentei na frente da minha imagem de São Francisco (protetor dos animais) e fiz um acordo de promessas pedindo proteção. Fiquei tão satisfeita com o atendimento que me senti à vontade em pedir um check up geral (não disponível em pet shops!). Passamos uma manhã no hospital, e juro, nunca poderia imaginar que existiam equipamentos para animais iguaizinhos aos de gente como a gente. Basicamente viraram a Bibi do avesso, nas cirurgias passadas ela fez apenas exames de sangue e no máximo um ultra-som meia boca.
Todo o processo pré-operatório me deixou muito satisfeita e confiante que ela estava em boas mãos. Meu maior medo foi quando soube que ela só seria liberada de lá para vir pra casa no dia seguinte à cirurgia, afinal Bibi pode ser malcriada, mas nunca dormiu uma noite sequer fora de casa! Antes de "dormir" recebi uma ligação do Hospital dizendo que a cirurgia foi um sucesso e que ela estava descansando. No dia seguinte, com hora marcada fui buscar a princesa e meu queixo caiu quando a vi!! Ela mesmo com um corte gigaaaante de 30cm tipo Frankstein (que ía do pescoço à "borboletinha") estava saltitante!! Em pet-shops você busca seu cachorro horas após a cirurgia, quando eles ainda estão "grogues" e a primeira noite que é a de maior risco, você está por conta própria. Essa noite de internação foi fundamental na recuperação dela, os veterinários do Sena Madureira só os liberam quando estão realmente ok. Sem dúvida essa foi a cirurgia mais séria que ela já passou, mas de longe a que teve a melhor recuperação. Eu indico uma visita pois tenho certeza absoluta que se você não conhece um Hospital Veterinário, não sabe tamanha tecnologia disponível que temos hoje em dia. O hospital e sua equipe são de primeira linha e o preço MUITO JUSTO! O que gastei em consultas, vários exames, cirurgia e UTI foi exatamente o mesmo que gastei numa simples castração mal sucedida em pet-shop, onde a recuperação foi por conta própria e com poucos exames pré-operatórios. Graças ao meu mega-brother São Francisco, o tumor era benigno, mas até sair o resultado, me informei sobre todo o tratamento de químio disponível para cachorros, e fiquei besta! Lá cachorro é mais bem tratado do que muita gente em certos hospitais... olhem só a infra:

Raio-X (esse pit bull está quietinho, mas Bibi fez um show)

Tomografia

Ultra-som

UTI Neo-natal

Bom, o único arrependimento que tive em todas as minhas ídas ao Sena Madureira é o de não ter ido conhecer antes. É realmente um hospital e o único foco é a saúde do animal. Lembrando que eles possuem veterinários especializados em áreas como dermatologia, acupuntura, endocrinologia, odontologia, oncologia, oftamologia.... enfim, todos os "gias" que vocês imaginarem!! Fica a dica!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário