3 de junho de 2011

Lenços de Namorados




Já entrando no clima do dia dos namorados, hoje vou mostrar pra vocês uma tradição bem antiga da cultura portuguesa; os Lenços de Namorados!
Antigamente, a rapariga que estivesse na idade de se casar bordava  todos os seus sentimentos amorosos em um lenço de linho para dar de presente ao seu raparigo-pretendente. Os bordados eram imagens e dizeres que se destacavam por não terem preocupação com a gramática, mas sim por serem de acordo com a sonoridade da pronúncia.
Visto como uma declaração de amor, o raparigo aceitava a declaração caso passasse a usar o lenço em suas vestimentas, mostrando publicamente ser um raparigo-pêgo. Caso a declaração não fosse correspondida, o lenço de alguma forma voltava para suas mãos da rapariga que o bordou.






Adicionar legenda


Esse é todo vermelhinho, mas é fofo também!

Esse aqui é de um raparigo fofo que recebeu o lencinho bordado e mandou alguém bordar para eles algum "complemento" para que o lenço ficasse completo, significando o amor das duas partes.
  

A tradição dos lenços de namorados teve origem na cidade de Vila Velha, no norte de Portugal. É o souvenir mais procurado pelos turistas que visitam a cidade, mas caso você se interesse por um bem lindo e único, prepare o bolso! A média de preço dos lenços bordados em linho custam em média 150 Euros!! :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário